Variedades | 11/04/2019

Projeto convida arquitetos, moradores do bairro, artistas e imprensa para uma caminhada no Córrego Grande



Ideia é observar a cidade, refletir sobre os fenômenos urbanos e agir coletivamente para transformar os espaços

 

Inspirados na urbanista e ativista social norte-americana Jane Jacobs, conhecida por seu livro Morte e vida das grandes cidades (1961), o Portal ArqSC e o coletivo Caminhada Jane Jacobs Floripa promovem, no próximo dia 13, uma caminhada pelo bairro Córrego Grande, passando pela região do Parque Linear e arredores. A caminhada tem apoio da Dimas Construções, que lança em breve um projeto que vai conectar a via principal do bairro ao parque, chamado D/Spot.

 

O convidado, na condução deste percurso, é o arquiteto e urbanista Gustavo Andrade, pesquisador do Laboratório Cidade e Sociedade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um dos criadores do movimento ativista Caminhada Jane Jacobs Floripa, que nasceu inspirado em outras ações pelo mundo.

 

O grupo é formado por profissionais de diferentes áreas que se uniram para organizar percursos sempre baseados na relação do pedestre com a cidade. A gente se interessa por esse modelo de cidade que é compacta, que mistura os usos. Interessa o urbanismo contemporâneo coletivo de pedestres e como transformar esses temas que estão latentes num percurso caminhável, com uma caminhada lúdico-reivindicativa, debatendo e refletindo em conjunto, diz Andrade.

 

A caminhada ocorrerá das 10h às 12h, e será finalizada em uma roda de conversa ao ar livre no deque da Dimas Construções, com a participação de arquitetos e urbanistas, como Nelson Teixeira Neto, Beatriz Zeglin e outros profissionais.

 

 

Serviço

 

O que: Caminhada Jane Jacobs Floripa pelo Córrego Grande

Quando: Dia 13 de abril

Horário: Das 10h às 12h

 

Roteiro

 

Saída às 10h – Showroom Dimas Construções (em frente ao Supermercado Imperatriz)

 

Chegada às 11h30 – Deque do Dimas - Roda de conversa informal e confraternização

 

Vagas limitadas