Florianópolis | 04/06/2019

Iniciada operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz



A operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, começou às 22h35 em Florianópolis, segundo o governo do estado. O procedimento será feito por mais três noites, se houver condições meteorológicas favoráveis. Após a operação completa, 80% do peso da ponte voltarão a ser sustentados pela própria estrutura.

Não haverá interrupção no trânsito, mas o canal marítimo abaixo da estrutura fica fechado entre 22h e 3h nos quatro dias de operação.

O governo afirmou que o tráfego na ponte deve reabrir em 30 de dezembro deste ano. A data foi repassada ao estado pela construtora responsável pela restauração da estrutura, que liga a Ilha de Santa Catarina ao Continente.

Antes da transferência completa da carga, a ponte fica apoiada nos pilares que estão no mar. Para que a operação seja feita com segurança, os ventos não podem passar de 40 km/h.

A operação será feita com o auxílio de 54 macacos hidráulicos espalhados por todo o vão central da ponte. Eles vão erguer alguns milímetros para a retirada dos calços e depois descer a estrutura 20 centímetros por noite. A ideia é que até sexta (7) a ponte esteja 80 centímetros mais baixa.

A secretaria está em contato com a Marinha para auxiliar no controle do tráfego marítimo.

Foto: site Prefeitura de Florianópolis