Florianópolis | 08/06/2019

Foca-caranguejeira é encontrada ferida na Praia da Armação



Uma foca-caranguejeira foi encontrada na Praia da Armação, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (7). O mamífero apresentou um ferimento superficial na parte dorsal e voltou para o mar no início da tarde.

Segundo a Associação R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma equipe de biólogos e veterinários foi deslocada para avaliar o estado de saúde e prestar atendimento no local. Ao entrar no mar a foca nadou no sentido da Praia do Matadeiro.

A foca-caranguejeira é um animal antártico. De acordo com o tratado do Comitê Científico para Pesquisas Antárticas (SCAR), não foi recomendado levar o animal para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (Cepram).

A associação alerta para que, caso a foca volte a aparecer, deve ser respeitada a área de isolamento determinada pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e as pessoas não devem tentar chegar perto do animal.

Além disso, vale lembrar que estes animais não estão acostumados com a presença humana e, por isso, costumam se assustar com a proximidade das pessoas. Também é importante manter afastados os animais de estimação, como cães.

Foto: Érika Cardoso/R3 Animal/Divulgação