Florianópolis | 17/01/2020

Trabalhadores da Comcap paralisam atividades em Florianópolis



Os trabalhadores da Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap), responsável pela coleta de lixo em Florianópolis, entraram em greve na manhã desta sexta-feira (17). Eles pedem errata do edital publicado na quinta (16) pela Prefeitura de Florianópolis de concurso para a autarquia.

Não haverá coleta de resíduos sólidos nem limpeza de praias em parte desta sexta na cidade. Por meio da assessoria de imprensa, a Comcap pediu que os usuários reservem o lixo em local temporário em suas residências e que pretende que os trabalhos sejam retomados ainda nesta sexta.

O edital prevê apenas cadastro reserva e não estipula prazo para contratação dos aprovados, enquanto que um acordo firmado em agosto teria previsto número de vagas imediatas, além de contratação, segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem).

A prefeitura contrapõe informando que tem cumprido com os acordos firmados. Tudo que foi acordado pela Prefeitura, vem sendo cumprido rigorosamente. A Comcap nunca teve tanto investimento quanto está tendo agora, informou a prefeitura em nota.

Uma assembleia realizada na manhã desta sexta-feira decidiu pela paralisação das atividades por tempo indeterminado, até que uma errata do edital seja publicada prevendo número de vagas e data de chamamento dos aprovados. A última paralisação de atividades dos trabalhadores foi em 28 de novembro e terminou no dia seguinte.

O edital foi anunciado pela prefeitura há uma semana, informando os cargos, mas não o número de vagas, e publicado na quinta-feira. As inscrições iniciam em 27 de janeiro.

 Foto: Sintrasem/Divulgação