SC | 22/04/2020

Semana começa com aumento de casos de coronavírus em SC e reabertura do comércio



A semana começa com aumento de casos de coronavírus em Santa Catarina, com mais cidades aderindo ao uso obrigatório de máscaras por seus moradores, além da reabertura do comércio em Florianópolis. Segundo o Governo do Estado, até a noite de domingo (19) eram mais mil casos confirmados da doença: 1.025 pacientes com a doença em todo o estado e 35 mortes causados pela Covid-19.

O comércio em Florianópolis reabre nesta segunda-feira (20), uma semana após as lojas abrirem nas demais cidades catarinenses. Já hotéis e similares devem voltar ao funcionamento na quinta-feira (23). O comércio de rua não funcionava em Florianópolis desde 18 de março, quando começou a valer o decreto de situação de emergência do estado. Os shoppings continuam fechados.

Para reabrir, o comércio deve seguir uma série de regras, como limitar o número de um cliente por atendente, ter um espaço de quatro metros² de chão entre as pessoas, não permitir a prova dos itens, além de uso de máscaras de trabalhadores e clientes. O item é obrigatório na cidade desde sexta (17).

Acompanhando a capital e outras dezenas de cidades catarinenses, Araranguá, no Sul do estado, Blumenau, no Vale do Itajaí, e São Francisco do Sul, no Norte catarinense, obrigaram em decreto o uso de máscaras por seus moradores e trabalhadores. Os decretos publicados na última semana obrigam o uso a partir desta segunda-feira (20) em locais públicos, repartições públicas, privadas, no transporte.

Também nesta segunda, o Centro de Saúde do Córrego Grande, em Florianópolis, está fechado para desinfecção da unidade após a equipe ter tido contato com um caso suspeito do novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde, a reabertura ocorrerá após avaliação e testagem dos servidores para detecção da Covid-19.

A partir desta segunda-feira (20), o Pró-cidadão de Florianópolis inicia os agendamentos para os serviços essenciais que ainda não estejam disponibilizados no site ou por e-mail. O atendimento presencial mediante agendamento começará na quarta-feira (22), somente no Centro. As outras unidades estão com atendimento presencial suspenso como medida de combate à pandemia do novo coronavírus.

E recomeça nesta segunda-feira (20) também o atendimento presencial ampliado para casos específicos, mediante agendamento do Serviço Nacional de Emprego de Santa Catarina (Sine), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).